Marca "Sonho de Natal" pode sair de domínio da prefeitura
Depois de Gramado, quem pode começar a enfrentar problemas com seu evento natalino é Canela. O jornal "Folha de Canela" divulgou nesta quinta-feira que a marca "Sonho de Natal" pode ser leiloada, pois foi colocada a disposição da justiça por dividas acumuladas da antiga organizadora do evento APEC.
Depois de Gramado, quem pode começar a enfrentar problemas com seu evento natalino é Canela. O jornal "Folha de Canela" divulgou nesta quinta-feira que a marca "Sonho de Natal" pode ser leiloada, pois foi colocada a disposição da justiça por dividas acumuladas da antiga organizadora do evento APEC.
O Sonho de Natal é uma realização da Prefeitura Municipal de Canela, pois usa espaços públicos e foi criado pela comunidade. Desde 2009 o evento vem sendo realizado pelo Fundação Cultural de Canela.
Ainda segundo jornal o risco é que para quitar as dividas a justiça resolva disponibilizar a marca através de um leilão.
Quanto custa o nome "Sonho de Natal"?
Parece que não muito, considerando um evento com 25 anos de história e que recebe um milhão de pessoas por edição. Se leiloado, o valor do nome "Sonho de Natal" deve ficar entre 50 e 150 mil reais. O evento não contem grandes espetáculos, programação ou atrações definitivas, além dos espetáculos "Descida do Papai Noel" e "Contos de Natal", por isso não envolve tanto conteúdo e facilita a comercialização. A consolidação do evento veio ao longo dos anos com a decoração da cidade, e atrações nacionais.
Mudança de domínio pode trazer benefícios aos eventos
Os riscos da comercialização do nome prejudicar o evento são mínimos. Quem comprar o Sonho de Natal deve querer lucrar com a aquisição, e para isso o nome deve ganhar investimentos e empenho, fazendo o evento crescer e gerar benefícios. Diferente da Prefeitura Municipal que atualmente não capta lucro com o acontecimento.
O medo, sempre comentando, de tirarem o evento da cidade não tem muitos motivos consolidados. O nome do evento é tão valido quanto a sua associação com Canela, tira-lo da cidade seria o mesmo que tirar o seu tema. Portanto, um entendimento entre o possível futuro dono do nome e a prefeitura municipal, para principalmente a utilização dos espaços públicos, resultaria só em benefícios para Canela. A cidade serrana já viveu isso em outros tempos com a Chocofest, na época o evento de maior sucesso de seu calendário, agora com a situação acontecendo em Gramado, que tem neste mesmo formato (público/privado) outros eventos como "Gramado Criança" e "Estação Gramado".
Quanto custa o nome "Sonho de Natal"?
Parece que não muito, considerando um evento com 25 anos de história e que recebe um milhão de pessoas por edição. Se leiloado, o valor do nome "Sonho de Natal" deve ficar entre 50 e 150 mil reais. O evento não contem grandes espetáculos, programação ou atrações definitivas, além dos espetáculos "Descida do Papai Noel" e "Contos de Natal", por isso não envolve tanto conteúdo e facilita a comercialização. A consolidação do evento veio ao longo dos anos com a decoração da cidade, e atrações nacionais.
Mudança de domínio pode trazer benefícios aos eventos
Os riscos da comercialização do nome prejudicar o evento são mínimos. Quem comprar o Sonho de Natal deve querer lucrar com a aquisição, e para isso o nome deve ganhar investimentos e empenho, fazendo o evento crescer e gerar benefícios. Diferente da Prefeitura Municipal que atualmente não capta lucro com o acontecimento.
O medo, sempre comentando, de tirarem o evento da cidade não tem muitos motivos consolidados. O nome do evento é tão valido quanto a sua associação com Canela, tira-lo da cidade seria o mesmo que tirar o seu tema. Portanto, um entendimento entre o possível futuro dono do nome e a prefeitura municipal, para principalmente a utilização dos espaços públicos, resultaria só em benefícios para Canela. A cidade serrana já viveu isso em outros tempos com a Chocofest, na época o evento de maior sucesso de seu calendário, agora com a situação acontecendo em Gramado, que tem neste mesmo formato (público/privado) outros eventos como "Gramado Criança" e "Estação Gramado".
Fui sócio fundador e presidente da APEC quando realizamos dois eventos do Sonho de Natal. Ao final de cada um deles estavamos com as contas em dia por uma simples razão: não gastávamos além dos recursos disponíveis em caixa, independente de promessas de patrocínios. Os recursos de eventuais patrocínios somente eram usados a partir do momento em que estivessem efetivamente disponíveis em caixa. Na minha opinião a marca Sonho de Natal é da comunidade e não pode ser usada para garantir dívidas deixadas por má gestão dos recursos do evento. O responsáveis pela dívida em questão são os ordenadores das despesas sem a efetiva disponibilidade em caixa.
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